Os jogos e brinquedos musicais da cultura infantil incluem os acalantos (cantigas de ninar); as parlendas (os brincos, as mnemônicas e as parlendas propriamente ditas); as cantigas de roda; as advinhas etc. os jogos sonoro-musicais favorecem, da mesma forma, a vivência dos sons, o silêncio e a música. Na área de educação para o trânsito podem ser encontradas algumas canções, geralmente paródias, compostas com a finalidade de transmitir regras de trânsito.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
2.1 Diferentes sons
• O apito do trem, o apito do navio, o ronco do avião, a buzina do automóvel, o apito do agente de trânsito são alguns exemplos de características sonoras possíveis de serem transformadas em um jogo sonoro-musical. Peça que as crianças identifiquem ou reproduzam esses sons.
2.2 Os sons do agente de trânsito
• Quando precisam emitir uma mensagem, os agentes utilizam o apito, as diferentes maneiras de apitar transmitem diferentes mensagens:
Um silvo breve: siga!
Dois silvos breves: pare!
Um silvo longo: diminua a marcha!
• Crie uma brincadeira a partir dos sons emitidos pelos agentes de trânsito utilizando apitos de plásticos.
• Explore ainda as diferentes características geradas pelo silêncio e pelo som: altura (grave e agudo); duração (curtos e longos), intensidade (fracos e fortes), associando ao trânsito.
2.3 Cantar
Além de cantar proponha a elaboração de desenhos sobre elas. Peça que as crianças reproduzam o apito do trem, o mugido do boi, o relinchar do cavalo. Explique onde ficam os lugares citados nas canções (Pernambuco, Rio de Janeiro, Belém do Pará). Converse sobre o trabalho do maquinista do trem, do barqueiro, do vaquejador.